Brasil cria Dia Nacional do Funk fortificando o gênero musical no país
Lei transitava na Câmara de Deputados desde 2021

O dia 12 de julho foi selecionada para representar um dos ritmos musicais mais marcantes do Brasil.
A lei foi aprovada em todas as estâncias e sancionada pelo atual presidente do Brasil, o qual destacou que o gênero musical também realiza a transformação social.
O deputado federal Alexandre Padilha, autor da lei e atual ministro das Relações Institucionais destacou que este é um “reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência”, escreveu nas redes sociais.
As festas popularmente conhecidas como ‘bailes funk” se multiplicaram nas comunidades e se tornaram uma representatividade. Nas comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo o funk passou a ser parte da cultura local, principalmente na década de 90, posteriormente espalhando para todo o Brasil, o qual é conhecido mundialmente por trazer esse ritmo urbano.
Foto: GQ Brasil

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Positivo – PR. Pós-graduada em Gestão e Planejamento para Políticas na Segurança Pública pela Universidade Tuiuti – PR. Pós-graduanda em Ciências Policiais e Segurança Multidimensional Pela Escola Federal da Magistratura do Paraná e Mestre em Educação e Novas Tecnologias pela Universidade Uninter – PR.
Paranaense, 37 anos onde uma década e meia dedicada a profissão de jornalista em emissoras, rádio, sites, webtv, antigos jornais impressos