Show de Conhecimentos: jornadas de ensino levam sabor do campo, sons do coração, qualidade do ovo e muito mais nas escolas do interior da Amazônia
Diversas pesquisas são apresentadas
As expedições divulgam a ciência e produção em pesquisas que são levadas até as escolas do ensino básico, fundamental e médio nos municípios do estado de Roraima, interior da Amazônia.
As jornadas contam o investimento do CNPq e apoio das escolas, institutos e pela Universidade Federal do estado de Roraima.
O conteúdo apresentado tem como finalidade estimular e incentivar os alunos para o aprendizado e fortalecer o despertar das crianças e adolescentes para o futuro ingresso nas universidades e institutos.
Diversas pesquisas são apresentadas como:
– Sabor do Campo, que aborda as diferenças entre os leites e produtos lácteos comercializados. O projeto destaca o leite, que é um alimento rico em nutrientes e importante para a saúde humana.
O projeto Sabor do Campo traz informações sobre o leite e toda a cadeia produtiva leiteira, com isso, estas ações permitem aos alunos uma reflexão sobre a importância econômica, social e nutritiva do leite e seus derivados. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. José Teodoro de Paiva do Curso de Graduação da Zootecnia da UFRR.
– Na ação do projeto Sons do Coração dos animais, os sons são disponibilizados por meio de simuladores em modelo pelúcia com pequenas caixas de sons e fones de ouvido. Os sons do coração foram gravados de animais vivos do Estado de Roraima. São apresentados o som do coração do Búfalo, da Cabra, da Ovelha, da Galinha, do Cavalo, da Vaca e do Cão e do Gato que podem ser ouvidos pelas crianças.
A abordagem permite o aluno considerar a importância e respeito aos animais e meio ambiente. A pesquisa de origem e produção por pesquisadores do estado de Roraima segue também com a gravação de animais silvestres, como os sons do coração da Arara, Tamanduá, Capivara e outros.
Logo, esses sons também serão apresentados. Esse projeto é coordenador pelo Prof. Dr. André Galvão do Curso de Medicina Veterinária da UFRR e conta com o apoio do Cetas-RR.
– O projeto referente a Qualidade do Ovo apresenta a importância da manutenção da qualidade dos ovos de consumo. Informações como o ovo é produzido, as diferenças nas cores da casca e gema, tipos de embalagens e formas de armazenamento são passadas às crianças. Este projeto é coordenado pela Profa. Dra. Regina Tie Umigi, do Curso de Zootecnia da UFRR.
– Fenômenos da Natureza, em especial relacionados à Física, Biologia, Química e Robótica Educacional também são apresentados, com o intuito envolver os alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF -polo 38 da UFRR e outras instituições. O projeto desenvolvido pelos professores Gilmar Alves Silva e Denise Andrade do Nascimento da UFRR proporciona um ambiente que desperte o interesse pela investigação científica não só dos alunos, como também dos expectadores que venham presenciar as apresentações.
De acordo, com os professores André Galvão e José Teodoro Paiva as expedições representam um grande significado em contribuição à sociedade. Em todos os projetos apresentados os estudantes de diversos cursos graduação exploram e apresentam as temáticas, contribuindo substancialmente com a formação, qualificação e habilitação profissional.
Assim, a interação dos alunos da graduação com os alunos do ensino básico, fundamental e médio constitui em grande contribuição social no emprego e em exercício para sociedade, função essa das unidades de ensino, representando um grande estímulo e fortalecimento na educação no extremo norte do Brasil.